SAÚDE

Saúde de Aparecida oferece atendimentos diversificados por toda a cidade
Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) oferecem serviços em diferentes pontos do Município em áreas como Psicologia e Nutrição para pessoas de todas as idades


Foto: Caudivino Antunes

Além dos atendimentos básicos mais conhecidos, como os médicos e de enfermagem, para fortalecer a Atenção Primária a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) oferece assistência em áreas igualmente essenciais como Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Serviço Social, Pediatria e Ginecologia em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) espalhadas por toda a cidade.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem ligar ou ir até a UBS mais próxima de suas casas para receber orientações e os devidos encaminhamentos.

Em Aparecida, quatro equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) abrangem as 40 UBS’s do Município. Compostas por profissionais como nutricionistas, pediatras, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e fisioterapeutas, dentre outros, elas atendem às pessoas de todas as idades mediante encaminhamento das UBS’s.

Resultados positivos

A coordenadora do NASF e chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, ressalta que “as equipes fazem um trabalho de excelência técnica com uma abordagem humanizada que tem resultados muito positivos na vida das pessoas”.

Mais qualidade de vida

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, conclama a população a buscar esses tipos de atendimentos: “A Atenção Primária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), é focada nas necessidades da população e na prevenção de doenças. Todos devem conhecer o que as UBS’s têm a oferecer e desenvolver o hábito de cuidar da própria saúde para evitar doenças graves na medida do possível. ”

Gustavo ainda informa que a rede de Atenção Primária da SMS já realizou, neste ano, em dados totalizados até o último mês de agosto, 583.754 atendimentos dentre consultas, cadastros e atendimentos domiciliares prestados à população.

“A Atenção Primária engloba as UBS’s, as equipes de Saúde da Família (ESF) e o NASF, além dos Agentes Comunitários de Saúde. Temos ampliado a cobertura para toda a população com mais e melhores serviços mesmo agora, no segundo ano da pandemia da Covid-19, a maior adversidade sanitária, social e econômica do século 21”, garante o superintendente.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   04/12/2021 11h06

Aparecida de Goiânia - GO
 




SAÚDE  |   20/11/2021 14h11

Aparecida de Goiânia - GO
 

SAÚDE  |   08/11/2021 17h04

Aparecida de Goiânia - GO